Óleo essencial de Hortelã-Pimenta: Propriedades e Benefícios | It Balm aromaterapia, óleo essencial de hortelã pimenta, óleo essencial de menta, onde encontrar óleo essencial, lip balm de hortelã, esfoliante labial de menta, cosméticos orgânicos, propriedades terapêuticas, autocuidado

Óleo essencial de Hortelã-Pimenta: Propriedades e Benefícios

Publicado: 28/03/2018

O óleo essencial de hortelã-pimenta combina com cremes, enxaguantes bucais, aromatizadores de ambiente e claro, com lip balms e esfoliantes labiais. Ele empresta para nossa dupla de cuidados com os lábios todas as suas propriedades curativas, além do seu aroma super fresh e poderes terapêuticos. Nesse post vamos te contar um pouco mais sobre os diversos motivos para incluir o óleo essencial de hortelã na sua rotina de beleza e autocuidado.

O oleo Essencial de Hortelã Pimenta é extraído das folhas da Mentha Piperita (ou Hortelã-Pimenta) por destilação à vapor. Essa espécie é nativa do Mediterrâneo, cultivada em muitos países, como Itália, EUA, Japão, Inglaterra e Brasil, ela cresce até 1 metro de altura e tem folhas serradas e ligeiramente peludas, com flores lilás rosadas.


As propriedades terapêuticas desse óleo são muitas, incluindo analgésico, anestésico, anti-séptico, anti-alérgico, adstringente, descongestionante e expectorante. A aromaterapia também faz uso do óleo de hortelã-pimenta para melhorar a fadiga mental e depressão, refrescando o espírito, estimulando a agilidade mental e melhorando a concentração. Também ajuda na dor de cabeça, enxaqueca, estresse, distúrbios respiratórios, como tosse seca, congestão nasal, asma, bronquite e pneumonia, para aliviar cólicas, câimbras, dor de dente, dores nos pés, reumatismo e dores musculares.

Na pele e nos lábios, o óleo de hortelã-pimenta é usado para aliviar a irritação e combater inflamações, ao mesmo tempo que tem uma ação refrescante. Para esse uso, ele não pode ser usado puro, é necessário a diluição do óleo em óleos e manteigas vegetais, assim como no nosso lip balm, que ainda possui manteiga de karité e óleo de semente de uva, tornado-se um coringa para ter na bolsa e usar sempre que precisar (Veja aqui 4 maneiras de usar seu lip balm). Você também encontra o óleo essencial de hortelã combinado com o de Eucalipto no nosso desodorante natural e vegano.


Existe usar o óleo essencial puro ou mesmo diluído em cosméticos naturais se estiver nos primeiros meses de gravidez ou em crianças com menos de 7 anos. Agora, você deve estar se perguntando onde encontrar o óleo essencial na sua cidade ou bairro, nós indicamos procurar por lojas de produtos naturais e certificar-se de que é 100% puro e natural.

Bom uso desse maravilhoso óleo para sua saúde física e mental!


Voltar